twitter


2º Passo:
Primeiramente quero lhes informar que nosso objetivo não é ensinar a desenhar, mas para prosseguimento em tal trabalho é necessário tais conhecimentos, portanto, aí vão dois exemplos de como podem construir um personagem com praticidade, de maneira eficaz, rápida e que lhes facilite no processo de criação de movimentos. A dica é simples meus caros amigos, vocês se lembram de quando desenhávamos bonecos fazendo um circulo para cabeça e o corpo traçando linhas retas como se fossem palitinhos, pois é, o que vou lhe mostrar é quase a mesma coisa.
Antes de darmos formas ao desenho, começamos criando seu esqueleto, para enfim depois, começarmos a criar o personagem que quisermos, usando sua pose para nos basearmos. Veja estes exemplos:

Exemplo 1 – Frontal:









Exemplo 2 – Perfil:







Claro que temos várias outras formas de esqueleto, principalmente quando desejamos criar animais ou figuras de cartoon, mais lembrando-se que o padrão é o mesmo, o que difere é somente sua forma.














Aqui vou lhes falar sobre dois movimentos muito utilizados, principalmente no requisito, movimento com a boca, por exemplo, quando a abrimos e fechamos, e não só isso, pode-se dizer que estão presente em quase a totalidade das animações, mesmo nas mais realistas. Eles são chamados de Squash (achatamento) e Stretch (alongamento).






3º Passo:
Bom tendo lhes mostrado isso, haja em vista que nosso objetivo não é ensinar a desenhar, por este princípio, se você já possui certa habilidade com sua esferográfica, já pode iniciar seu processo de animação.
Primeiramente já tendo em mente o movimento que pretende fazer, como exemplo abaixo um simples movimento de braço.
4º Passo:

A princípio, antes de iniciar o processo de animação, você deve ter alguma história em mente, e a rabisque numa folha A4, não precisa ficar bonito, mas ela será a sua base, como o exemplo abaixo:

















Isto é um Story Board, que são desenhos em quadrinhos nos quais se ordenam as principais situações do filme.

5º Passo:

Tendo feito seu Story Board, faça o seguinte, comece a desenhar as Key Frames (armações de chave), vou lhes dar um exemplo, da cena 1-5, isso é, primeiramente começamos a desenhar a 1 e 5, em seguida após obter essas duas, começa a se trabalhar na 3, através das duas primeiras. Sendo assim, você já possui os movimentos 1-3-5, observe-as nos traços pretos.
Obtendo as 1-3-5, agora você criará as intermediárias, que são os movimentos 2 e 4, observadas nos traços azuis. Ambas as funções tanto de Key frames, quanto intermediárias pertencem ao animador, por outro lado, temos as intervalações, feitas pelo intervalador, observe-os nos traços vermelhos. Num estúdio, o trabalho se divide em animador, intervalador, clean-up (aquele que da a forma aos desenhos que se encontram ainda em rabiscos do animador) e por último, arte final. Mais como não trabalho num estúdio, fazemos tudo nós mesmos, afinal, não é por isso que vou deixar de fazer uma das coisas que mais amo e tenho certeza que isso também não o impedirá.
Bom, para facilitar seu trabalho aconselho, uma mesa de desenho como a que lhes mostro abaixo.
Mas não se preocupem caso não a tenham, pois mesmo assim consegue-se animar e colocar todos os desenhos no enquadramento certo, através de ferramentas do flash.

6º Passo:

Ensinando agora a passar para o computador:


Etapa 1: Abra seu programa de edição de fotos (Photo Paint, Photo Shop ou o programa que vem com seu scanner);

Etapa 2: Procure onde digitalizar imagem, geralmente em Arquivo (File) – Scan ou Acquire Imagem (Adquirir imagem), e aguarde a tela do scanner se abrir;

Etapa 3: Clique em Prescan ou Preview (Pré-digitalizar) e configure seu scanner da seguinte maneira:

Image Type: Line Art (linha artística, usado na digitalização de desenhos)

Filter Select: Mono (tem que ser Preto e Branco e não tons de cinza)

Resolution: Depende do tamanho do desenho que você quer digitalizar, nós por exemplo usamos 100 DPI (quanto maior o desenho, menor poderá ser a resolução);

Etapa 4: Selecione a área que quer digitalizar e clique em Scan ou End (Digitalizar, Finalizar);

Etapa 5: Feche a janela do scanner assim que todas as imagens tenham sido digitalizadas;

Etapa 6: Com seu programa de fotos ainda aberto abra o Flash;

Etapa 7: Abra um que esteja usando em File – Open ou comece em um novo;

Etapa 8: Volte para o programa de fotos;

Etapa 9: Clique em Copy (copiar) [Ctrl+C];

Etapa 10: Vá para o Flash e cole [Ctrl+V];

Etapa 11: Agora preste atenção neste procedimento, um pouco estranho, mas que funciona;

Etapa 12: Com a figura ainda selecionada, tecle Crtl+B, (Break Apart), clique fora da figura, clique novamente na figura e então vá em Modify – Trace Bitmap – Ok;

Etapa 13: Apague a folha scanneada da cena (o palco do Flash) com a tecla Delete.

Etapa 14: Configure o Trace Bitmap com: Color Threshold 100, Minimum Area 1, Curve Fit e Cóener Threshold Normal;










Etapa 15: Com o desenho transformado e ainda selecionado converta-o em símbolo usando Insert – Convert to Symbol (F8);
Etapa 16: Nomeie-o e Delete da cena, fique tranquilo que você só o apagou da cena e não do arquivo; para você o ver tecle Ctrl+L e a biblioteca (Library) se abrirá como e se quiser editá-lo tanto dentro como fora da biblioteca, use o botão direito sobre o símbolo selecionado e clique em Edit. Faça isso novamente com os outros desenhos.
Etapa 17: Após tudo convertido, delete todos os Bitmaps da biblioteca, pois eles não são mais úteis e só vão fazer seu arquivo ficar pesado.

Agora você já está pronto para a próxima fase.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.